Os Sonhos Atribulados de Maria Luísa: Uma Alegoria da Cosmologia e da Física

livro-novello14Os sonhos atribulados de Maria Luísa, uma experiência nova na literatura, apresenta verdades científicas em clima onírico e de modo tão simples e claro que só um verdadeiro especialista como o professor Novello poderia fazê-lo.

Maria Luísa é uma “quase adolescente”, filha de um físico, que convive intensamente com o ambiente científico. Seus sonhos atribulados misturam emoções e informações científicas, criando situações inusitadas, porém reais que excitam a imaginação do leitor. O cenário cosmológico atual é assim revelado, esclarecendo e forma lúdica e criativa conceitos como o Big Bang, o Buraco Negro e a viagem no tempo.

No final do volume encontram-se observações e comentários técnicos, informações sobre alguns cientistas e um glossário, ajudando o leitor a se familiarizar com esse universo.

“As histórias que iremos ler baseiam-se em verdades científicas que fazem parte do conhecimento que os físicos têm hoje sobre o Universo em que vivemos. Entretanto, muitas das situações aqui descritas ainda não foram difundidas o bastante. Mais grave que isso: elas possuem características especiais que fogem – e muito – ao nosso cotidiano, parecendo até mesmo fantásticas, aos olhos de leigos.

Dessa forma, consideramos que seira interessante, para uma boa parte dos leitores, acrescentar a essa edição alguns comentários técnicos, bem como um glossário contendo termos utilizados no texto que não constituem parte do linguajar cotidiano.

Sem a pretensão de apresentar, em um brevíssimo espaço, um resumo completo das maravilhosas descobertas que os físicos vêm realizando nas últimas décadas, cremos que essa pequena explicação adicional permitirá ao leitor penetrar numa segunda leitura que este livro pode proporcionar.”

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.