O Que é Cosmologia? A Revolução do Pensamento Cosmológico

livro-novello11Por que existe alguma coisa em vez de nada? Qual a origem da expansão global do Universo? Existem outras dimensões além das quatro que conhecemos? Essas são algumas das questões que estão no centro da reflexão dos grandes pensadores ao longo de séculos.

Ao tomar como seu objeto a totalidade do que existe, a cosmologia assume como suas essas perguntas. Para fazê-lo, promove uma verdadeira subversão nas bases de sustentação da física, pondo em xeque o cenário imutável sobre o qual se construíam suas experiências e leis.

É disso que nos fala aqui o renomado cosmólogo brasileiro Mário Novello – e de modo brilhante. O que é cosmologia? retoma o diálogo com a tradição humanista, que fora inibido, durante o século XX, por uma visão instrumental e utilitária do conhecimento, reivindicando para a cosmologia o estatuto de ciência autônoma.

A começar por um exame da teoria da relatividade de Einstein, Novello realiza um profundo mergulho nas raízes do conhecimento científico para chegar a uma extraordinária afirmação: a cosmologia, na realidade, é uma refundação – no sentido heideggeriano do termo – da física. Nesse processo de análise, chega a uma extraordinária afirmação – a de que o Universo estava fadado a existir.

O livro nos leva a um encantado passeio pela cosmologia do século XX e descreve alguns resultados da cosmologia e da física quântica. Entre os quais o mais atraente e cheio de consequências é a demonstração da instabilidade do Vazio, estado a partir do qual são obtidos todos os demais estados reais de configuração da matéria.

O que é cosmologia? Fornece, assim, aos filósofos e a todos nós, um rico material de reflexões sobre o passado e o futuro do conhecimento científico.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.