| | | |

Exercícios de Cosmologia

Exercícios de Cosmologia

Este livro contém mais de 350 questões de cosmologia e áreas afins e está disponível  aqui para download.

Considerando que esses exercícios estão intimamente relacionados a minha atividade de pesquisador e professor e que ao longo de minha carreira recebi bolsas de diversas instituições para empreender essas pesquisas, nada mais natural do que permitir o livre acesso a esse livro.

Esse é o modo pelo qual resolvi retribuir o apoio recebido desde 1969 até os dias atuais do Centro Latino Americano de Física (CLAF); do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), hoje Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico; da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Acrescento abaixo o prefácio:

Em 1972, ao retornar ao Brasil depois de meu doutorado na Suíça, iniciei a formação de um grupo de estudos em gravitação e cosmologia no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Desde então, sistematicamente, ministrei cursos nessas áreas. Colecionei assim um grande número de exercícios alguns dos quais reproduzo aqui e um roteiro particular para sua análise. Esses exercícios não possuem o mesmo grau de dificuldade. Por minha experiência pessoal, achei conveniente misturar problemas simples com outros de grau de dificuldade bem maior. Na bibliografia o leitor poderá encontrar explicitamente soluções desses problemas, bem como alguns livros básicos sobre os diversos temas aqui tratados.

Um comentário adicional se faz necessário. Além de questões de cosmologia, inclui exercícios envolvendo tópicos de gravitação, eletromagnetismo e outras áreas. Em verdade, a cosmologia envolve todos os aspectos da física, não se identificando com essa ciência, mas sim produzindo sua refundação. Essa frase mereceria uma explicação adicional que não farei aqui, remetendo o leitor interessado a meu livro “O que é Cosmologia”.

 Acrescentei ao final de cada capítulo um roteiro de solução. No entanto, creio que embora seja possível aceitar que todo problema admita uma só solução, o caminho para chegar até ela raramente é único.

 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.